Dia do Samba


No dia 25, a Bahia é do Samba de Roda

A festa começa em Santo Amaro e se estende a 14 municípios da Rede do Samba de Roda da Bahia

O III Encontro com os Mestres na Casa do Samba de Santo Amaro, sede da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba) abre, às 9h do dia 23/11, a programação que mobiliza 11 Casas de Samba de Roda no recôncavo baiano.


No dia 25 de Novembro é comemorado o Dia do Samba de Roda. Nesta data, no ano de 2005, a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) concedeu o título de Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade ao samba de roda que mais do que um ritmo, é uma manifestação cultural.

Justamente por isso, Seu Aloísio, Dona Ana Moreira do Rosário, Dona Fiita, Seu Paião, Seu Gilson, Dona Ana Olga Freitas, Seu Roque de Lima, Mestre Nelito abrirão a programação. Para o coordenador do Projeto Pontão do Samba, Rosildo do Rosário, “cada um desses nomes guarda décadas de história. São sambadores e sambadeiras, verdadeiros guardiões do Samba de Roda”.


A Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba) surgiu durante o processo de valorização do samba de roda baiano a partir da mobilização gerada por pesquisadores, sambadores, estudiosos e de instituições como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Veja programação detalhada >