O Mercado Municipal Alexandre Alves Peixoto, em Maragojipe, cidade vencedora do concurso Cidade Baiana da Cultura é a sede da Casa do Samba Dona Cadú desde o último domingo, 31/07. A Casa do Samba Dona Cadú homenageia a mestra viva mais antiga de Maragojipe, a ceramista Dona Cadú de Coqueiros.
A banda percussiva dos meninos do Projeto Educar Através da Música, dirigida pelo professor Gegê abriu a cerimônia de inauguração com samba de roda e outros ritmos. Após a apresentação do grupo, montou-se uma mesa-redonda. Participaram a mestra Dona Cadú, representantes da ASSEBA, o representante da Casa do Samba Dona Cadú, representante da Associação Identidade Brasil, representante da Secretaria de Cultura e Turismo Municipal, representante do concurso Cidade Baiana da Cultura, o cordelista Marcos Carneiro e o Prefeito Municipal.
Conhecido por ser referência da comercialização da farinha de mandioca, o Mercado foi reestruturado para abrigar diversas manifestações culturais. Além do samba de roda, estão presentes o artesanato local e um projeto que ensina música a crianças. Essa finalidade foi reforçada pelo secretário de cultura e turismo, Luiz Carlos Brasileiro “a remodelação do Mercado foi feita para a população e é fundamental ampliar as utilidades do espaço, já que o mesmo está pronto para receber quantas manifestações culturais aparecerem”, afirmou o Secretário.
O prefeito Sílvio Ataliba, finalizando as falas da mesa, salientou o significado de realizar as devidas homenagens aos que merecem enquanto eles estão vivos. Convidou o público a afirmar sua cultura e ocupar os espaços, bem como mostrar à Bahia o que é o samba de roda e a cultura deste povo.
Acompanhe as próximas inaugurações já agendadas:
São Sebastião do Passé (dia 5 de agosto de 2011, a partir de 9h da manhã); Irará (14 de agosto de 2011); Cachoeira (15 de agosto de 2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário