quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mestre Bule-bule inaugura Casa do Samba de Antônio Cardoso

Mestre Bule-bule abre as portas da Casa do Samba Terreiro das Umburanas em Antônio Cardoso/BA
A importância da Casa do Samba Terreiro das Umburanas, inaugurada dia 30 de julho de 2011, em Antônio Cardoso, foi enfatizada pelos mestres locais. Na mesa-redonda, que compôs a cerimônia de inauguração, estavam presentes o mestre Açúcar e os articuladores Guda (Matinha – Feira de Santana) e Zeni (Conceição do Jacuípe), além do mestre Bule Bule, representantes da ASSEBA e do governo local, articuladores de grupos de samba de roda, assim como de outras Casas do Samba e a historiadora e professora Paloma Santana.




O mestre Bule Bule, após cantar um trecho da música Só Não Deixei de Sambar, salientou que é necessário haver mais união entre os sambadores, sambadeiras e admiradores da cultura para que o samba de roda seja fortalecido. Segundo Bule, o samba é uma ação coletiva e precisa da coletividade para existir. “O importante é que o caminho seja trilhado por vários pés”, ressaltou o mestre. Além disso, Bule Bule comentou sobre a necessidade de incentivo financeiro por parte das autoridades governamentais para que a sobrevivência do samba seja garantida. Segundo ele, um dos fatores que impedem a inserção de jovens no samba de roda é a ausência de retorno financeiro aos sambadores.



A historiadora Paloma Santana, apesar de ter parentes nativos em Antônio Cardoso só na universidade conheceu o samba de roda da região. Ela trouxe à tona o fato do samba de roda do recôncavo ser considerado, pela UNESCO, uma obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade. A professora evidenciou ainda a importância do samba, enquanto ferramenta de memória capaz de envolver gerações mais jovens, e os desdobramentos que esta convivência coletiva proporciona. Paloma informou também que, como colaboradora, tentará integrar outros projetos culturais à Casa do Samba e fomentar as ações já estabelecidas.


Após o momento formal da inauguração, Paulo, articulador do Terreiro das Umburanas, entregou a Bule Bule a chave da Casa do Samba Terreiro das Umburanas. Todos caminharam até a Casa, Bule Bule abriu a porta e convidou outros mestres para que, juntos, cantassem uma folia de reis para abençoar o local. Após a benção, houve um samba dentro da Casa.
 
Em seguida, as pessoas se dirigiram à praça para acompanhar as apresentações dos grupos de samba de roda previstos na programação – o último momento da inauguração.

Acompanhe as próximas inaugurações já agendadas:
São Sebastião do Passé (dia 5 de agosto de 2011, a partir de 9h da manhã); Irará (14 de agosto de 2011); Cachoeira (15 de agosto de 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário