quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Raízes da Pindoba inaugura Casa do Samba Mestre Domingos Saul, em Conceição do Jacuípe

O grupo de samba de roda Raízes da Pindoba deu início à inauguração da Casa do Samba Mestre Domingos Saul, no município de Conceição do Jacuípe, dia 14 de agosto. Na mesa de abertura, Tonho, presidente do grupo Raízes da Pindoba; Sônia, grupo Filhos da Lage; Terezinha, grupo Coisas de Berimbau; Luciana, Assessora do Pontão de Cultura; e Sr. Cristovão, Grupo Coisas de Berimbau.



Em suas falas, os representantes dos grupos de samba fizeram, cada um, um breve histórico de cada uma de suas associações. A representante do Pontão de Cultura, Luciana, falou do orgulho pra com os sambadores que, unidos, conseguem tudo que querem. Lembrou também das oficinas, palestras,seminários e que o projeto só vai dar certo se os mestres e sambadores se unirem.

O momento de confraternização ficou por conta de uma caminhada do Clube Recreativo União, onde foi realizada a cerimônia, até a Casa do Samba - tudo ao sim de muito samba e alegria pelo início dos trabalhos.
As Casas de Samba compõem a Rede do Samba de Roda da Bahia e estão sendo criadas ou fortalecidas em 14 cidades do Recôncavo Baiano.

O fortalecimento da Rede do Samba de Roda da Bahia tornou-se possível através do Projeto Pontão do Samba, coordenado pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), como parte do plano de salvaguarda do samba de roda. O projeto, conta com as parcerias do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da SCDC – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (Programa Cultura Viva/Ministério da Cultura).

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005, a partir do movimento deflagrado pelos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. O movimento começou, estimulado por uma série de pesquisas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Historio Artístico Nacional – IPHAN, para constituição do dossiê sobre o samba de roda. Sua sede é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA.

Texto: Ana Fernanda Souza | Edição: Scheilla Gumes

Nenhum comentário:

Postar um comentário