segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Casa de Samba Mestre Raimundo é inaugurada em São Sebastião do Passé

Em São Sebastião do Passé, Mestre Raimundo deu o nome à Casa de Samba. A cerimônia de inauguração aconteceu no dia 12 de agosto no prédio do Sine-BA, com a participação de representantes da ASSEBA, autoridades locais, grupos de samba do município, além da população sebastianense.
Participaram do evento o Diretor do Departamento de Cultura, Alberto Valente, que fez a abertura; Mestre Manuel que, emocionado, agradeceu a colaboração e a presença de todos. A Prefeita Tânia Portugal encerrou a solenidade, assumindo o compromisso de colocar as políticas públicas em prática junto com a Casa do Samba.

Veja o álbum de fotos >



A inauguração foi finalizada com o Grupo Filhos de Maracangalha, no próprio Sine-Ba, colocando todos os presentes para sambar. Em seguida, a Praça 12 de Outubro recebeu os grupos Filhos de Maracangalha e Filhos de Araçatiba, que tocaram até tarde para a população sebastianense que foi prestigiar o samba de roda da cidade.

As Casas de Samba compõem a Rede do Samba de Roda da Bahia e estão sendo criadas ou fortalecidas em 14 cidades do Recôncavo Baiano.

O fortalecimento da Rede do Samba de Roda da Bahia tornou-se possível através do Projeto Pontão do Samba, coordenado pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), como parte do plano de salvaguarda do samba de roda. O projeto, conta com as parcerias do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da SCDC – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (Programa Cultura Viva/Ministério da Cultura).

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005, a partir do movimento deflagrado pelos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. O movimento começou, estimulado por uma série de pesquisas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Historio Artístico Nacional – IPHAN, para constituição do dossiê sobre o samba de roda. Sua sede é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA.

Texto: Ana Fernanda Souza | Edição: Scheilla Gumes

Nenhum comentário:

Postar um comentário