sábado, 3 de setembro de 2011

Sambadeira Dona Vanju é homenageada em São Félix

Uma reza para São Benedito abriu os festejos de inauguração da Casa do Samba Dona Vanju em São Féliz, no dia 7 de agosto. São Benedito é reverenciado pelos sambadores e sambadeiras Associação Cultural Filhos de Nagô, responsável pela gestão da Casa do Samba.

O nome da Casa é uma homenagem à inesquecível Dona Vanjú, que dedicou sua vida ao samba de roda. As Casas de Samba compõem a Rede do Samba de Roda da Bahia e estão sendo criadas ou fortalecidas em 14 cidades do Recôncavo Baiano.




O fortalecimento da Rede do Samba de Roda da Bahia tornou-se possível através do Projeto Pontão do Samba, coordenado pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), como parte do plano de salvaguarda do samba de roda. O projeto, conta com as parcerias do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da SCDC – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (Programa Cultura Viva/Ministério da Cultura).

Na cerimônia de inauguração, o coordenador da Asseba, Ailton Martins destacou a importância do projeto da rede na região e o desejo de ampliar a Rede do Samba para outras cidades.

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005, a partir do movimento deflagrado pelos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. O movimento começou, estimulado por uma série de pesquisas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Historio Artístico Nacional – IPHAN, para constituição do dossiê sobre o samba de roda. Sua sede é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA.

Os representantes do Pontão do Jongo, em visita à Asseba, também participaram da inauguração. Alessandra Ribeiro e Leonardo Augusto (Jongo Dito Ribeiro), Délcio José Bernardo (Jongo de Angra dos Reis) e Monica Sacramento e Elane Monteiro coordenadoras do Projeto Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu.

A festa de inauguração será aberta pelas rezadeiras locais e, como manda a tradição, encerrada com muito samba. Depois das falas dos coordenadores da Casa do Samba e da Asseba, os grupos de Samba de Roda Filhos do Varre Estrada e Filhos de Nagô assumiram o comando da festa.

Os grupos

Samba de Roda Filhos de Nagô - Em 1970, Evandro Cesar Pereira Lessa (Cesar do samba) – que desde criança acompanhava o Samba do Morro (antigo grupo de samba sanfelista), e Aristides Barreto Magalhães – que gostava de tocar instrumentos percussivos, resolvem formar um grupo musical. O grupo realizou muitas apresentações em todo Brasil.

Samba de Roda Filhos do Varre Estrada - surgiu em 1972, formado por um grupo de sambistas que faziam roda de samba nas festas tradicionais como São João (Feira do Porto), Boa Morte, Festa de São Cosme e São Damião, Nossa Senhora da Ajuda e outros eventos importantes na região. Hoje é formado por 10 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário