terça-feira, 22 de novembro de 2011

No meu castelo de sonho, de Zeca Afonso

Essa semana, em comemoração ao Dia do Samba de Roda, vamos publicar uma sequência de músicas. Dá para escutar enquanto trabalha, ou então baixar pra ouvir depois.

A primeira é No meu castelo de sonho, de Zeca Afonso, uma versão do Samba Chula Filhos da Pitangueira (São Francisco do Conde).

O Samba foi gravado em 1º de agosto de 2004, na sede do grupo, bairro da Pitangueira, em São Francisco do Conde. Nesta faixa se pode ouvir a viola conhecida como machete (pronuncia machête). Típico do samba da região de Santo Amaro, o machete tem cinco cordas duplas, como a maioria das violas brasileiras, mas suas dimensões são excepcionalmente pequenas, sendo um pouco maior que um cavaquinho.

Ela está no CD Samba de Roda - Patrimônio da Humanidade. Clique para conhecer o CD e escutar todas as músicas. As gravações deste CD fazem parte, em sua maioria, do acervo produzido em julho e agosto de 2004, para o dossiê de candidatura do samba de roda do Recôncavo ao reconhecimento oficial como patrimônio brasileiro e mundial. Todas as gravações foram feitas em cidades onde moram os músicos: em bares, praças, sedes, terreiros de candomblé, espaços culturais ou residências.

No meu castelo de sonho

Nenhum comentário:

Postar um comentário