terça-feira, 16 de agosto de 2011

Irará inaugura Casa do Samba Dr. Deraldo Portela

A Casa do Samba Dr. Deraldo Portela, será inaugurada no próximo domingo, 21 de Agosto, em Irará. A Casa, localizada à Rua Coronel Eupidio Nogueira S/N- Centro, compõe a Rede do Samba de Roda da Bahia. Estão sendo criadas ou fortalecidas 14 casas do samba no Recôncavo Baiano. Junto com a Casa do Samba de Santo Amaro, serão 15 Casas do Samba na Bahia.

A homenagem dos Sambadores e Sambadeiras de Irará vai para o Dr. Deraldo. Mesmo sendo médico dedicado, é bastante envolvido com as tradições e manifestações culturais do município. Foi presidente da Filarmônica 25 de dezembro por 40 anos, sendo atualmente seu Presidente de Honra. No esporte atuou como dirigente do time de futebol Cruzeiro do Sul e como jogador. Além disso, durante muitos anos, ministrou aulas de inglês no Ginásio São Judas Tadeu. Foi ainda, prefeito e vereador em Irará.

Localizada a 120 km de Salvador, a cidade está nas origens da criatividade do forró do Trio Nordestino, as serenatas de Almiro Oliveira, o experimentalismo de Tom Zé, o pop reggae da Quântica.

Irará abriga cinco instituições que fortalecem a sua atmosfera criativa: a Filarmônica 25 de dezembro, a Casa da Cultura, a Casa do Artesão, Movimento Cultural Viva Irará e agora a Casa do Samba Dr. Deraldo Portela. Cada uma, a seu modo, contribuindo para formar e tornar visíveis os produtores culturais da cidade.

O fortalecimento da Rede do Samba de Roda da Bahia tornou-se possível através do Projeto Pontão do Samba, coordenado pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA). Parte do plano de salvaguarda do samba de roda, o projeto, conta com as parcerias do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/Programa Cultura Viva/Ministério da Cultura.

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005, a partir do movimento deflagrado pelos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. O movimento começou, estimulado por uma série de pesquisas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Historio Artístico Nacional – IPHAN, para constituição do dossiê sobre o samba de roda. Sua sede é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA.

Já foram inauguradas as Casa de Samba de Feira de Santana, Maragojipe, Antonio Cardoso, Saubara, São Francisco do Conde, São Félix, São Sebastião do Passé, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuipe e Cachoeira. 

Agenda das próximas inaugurações:

20 de Agosto - Casa do Samba Mestre Celino
Rua Flávio Godofredo Pacheco Pereira, Nº 27- Centro
Terra Nova

21 de Agosto - Casa do Samba Dr. Deraldo Portela
Rua Coronel Eupidio Nogueira S/N- Centro
Irará

Salvador e Simões Filho também terão Casas do Samba, mas ainda não confirmaram data de inauguração.

Sobre o Projeto e a Asseba:
Luciana Barreto/Casa do Samba: 75 3241-5126 / 75 9147 8507 / 75 8178 1891

Assessoria de ComunicaçãoScheilla Gumes (DRT/BA-2204) – 71 8786 3828/ scheilla.gumes@gmail.com | Gota Serena Com e Cultura

2 comentários:

  1. AÊ gente!

    Valeu a notícia!

    Só faltou dizer mais da ligação de Dr. Deraldo com o Samba, acho que daí, além de todos os outros motivos citados, a homenagem a ele.

    Dr. Deraldo também carrega no currículo o fato de, quando prefeito (década de 1960), ter incentivado os grupos populares (sambas incluso) a vir se apresentar na zona urbana da cidade, pois antes apresentavam-se basicamente na zona rural.

    Ele também foi responsável pela organização de grupo Lindrô Amô em Irará. Além disso, há muito ele permite que o Grupo de Samba de Roda Pisadinha do Pé Firme, faça da casa dele uma espécie de sede do grupo, onde eles ensaiam e costuma se arrumar para as apresentações na cidade ou até quando viajam.

    Abraços!

    Roberto Martins.

    PS - Amanhã estaremos reproduzindo a noticia em www.iraraense.com.br

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas belas contribuições, Roberto!

    ResponderExcluir